Você já fez o planejamento de comunicação de sua empresa para 2019? Aqui na Finco já disponibilizamos anteriormente um artigo falando sobre os 7 passos para um plano de comunicação de sucesso. Não deixe de conferir!
Se ainda não, então é melhor se apressar! Sem um roteiro ou um mapa traçado com a definição de onde se deseja chegar no final do ano, a chance de você tomar caminhos mais compridos, gastar muito mais e não obter bons resultados é grande.
Sem um plano, as chances de sua empresa aproveitar todas as oportunidades que poderia, ou que sua marca seja reconhecida por um grande público, caem consideravelmente.
Além disso, a comunicação é o que vai ajudar na construção da imagem, na credibilidade do seu negócio e na conquista e retenção de novos clientes.
Plano de Comunicação: Por onde começar?
Olhar para o próprio negócio e realizar uma auto avaliação é um ponto de partida essencial para o início de qualquer planejamento. Afinal devemos entender quais estratégias e ações anteriormente usadas funcionaram e como podemos maximizá-las no momento de realizar novas investidas.
Definir os Objetivos
O primeiro passo é definir os objetivos do plano de comunicação e posicionamento desejado da marca neste próximo ano. Aqui o trabalho de branding, que é a gestão de marca, é essencial para que sua empresa alcance a imagem desejada no mercado. Uma marca conhecida, querida e com imagem positiva não é conquistada da noite para o dia.
Público-alvo
Definir seu público ideal é um passo importante para futuramente traçar suas estratégias e ações, otimizando seu orçamento e linguagem mais adequada ao comportamento e hábitos de seus futuros clientes.
Orçamento
A definição do budget de marketing é parte importante para guiar toda sua estratégia. Se ela for planejada nos canais online, os custos tendem a ser mais acessíveis. Já anúncios em TV, rádios, jornais e revistas costumam ser mais caros. Inclua também despesas com os colaboradores, produção de conteúdo, participação em eventos e eventuais campanhas de marketing.
Estratégias e Ações
Com base em toda a análise feita anteriormente (Diagnóstico, Objetivo e definição de público-alvo), pense em estratégias e ações de COMO fará para alcanças suas metas. É sempre importante que suas ações estejam de acordo com a realidade financeira e operacional de sua empresa.
Cronograma
Feitas as etapas acima, é hora de definir quais canais você utilizará, o cronograma e qual linguagem será falada neles: mais descontraída, profissional mais próxima ou mais distante das pessoas, para aqueles que ficam mais online, na TV ou nos meios impressos, e assim por diante. E isso, claro, dependerá do seu público-alvo.
Execução
A construção da identidade e de cada peça publicitária deverá seguir os objetivos e estratégias traçadas. Todos os esforços serão canalizados para que você atinja suas metas no final do ano de forma a otimizar os investimentos e utilizar todas as ações, mídia e identidade interna de forma sinérgica.
Assegure que ela seja usada por todos os membros da empresa, pois o primeiro cliente está dentro de casa. Isso ajudará a motivar todo o time e que todos multipliquem seu posicionamento perante o mercado.
Avaliação
Por fim, acompanhe todos os resultados do seu plano de comunicação. Afinal, de nada adianta fazer todo esse planejamento sem saber se ele deu certo. Esteja sempre atento a todos os dados aos quais você tem acesso, inclusive o feedback dos clientes
Marketing no Agronegócio
Nos últimos anos, o setor do Agronegócio assumiu uma posição de destaque na economia brasileira.
Além disso, o Relatório Anual Perspectivas Agrícolas 2010-2019 elaborado pela FAO e OCDE, afirma que o Brasil terá o mais rápido crescimento da produção agrícola no mundo nos próximos dez anos, sendo o celeiro do mundo.
Nesse contexto, além do plano de comunicação, o marketing torna-se parte estratégica fundamental para empresas do setor, sejam elas grandes ou pequenas, consolidarem sua presença no mercado nacional, pois traz benefícios como: posicionamento de marca, aumento de vendas, interação com o público-alvo e melhor relacionamento com o cliente.
Contudo para traçar as estratégias e ações corretas, você precisará de uma equipe especializada e experiente. Uma boa comunicação integrada envolve uma série de ferramentas e cada uma delas é indicada para uma necessidade diferente:
– Promoção e Eventos – trabalhar os os momentos de interação do público com sua marca de forma a tornarem experiências únicas, fortes e marcantes, que além de gerarem relacionamento, revertam nos resultados esperados;
– Mídias Tradicionais – as conhecidas mídias como jornais, rádios, TV, mídia exterior (outdoor, placas de estrada) etc;
– Marketing Digital – trabalho feito na internet e que hoje em dia está muito além de apenas conquistar tráfego para o seu site ou curtidas nas redes sociais. Metodologias como o Inbound Marketing, que utiliza da criação de conteúdo, ações e relacionamento nas redes sociais e Whatsapp e otimização do seu site para ser achado no Google, são eficazes para atrair contatos e converte-los em novos clientes.
Quer uma ajuda profissional para montar o melhor planejamento de comunicação para sua empresa? Entre em contato com a Finco!