Para que uma empresa tenha visibilidade no mercado e, assim, sua marca consolidada, é necessário que ela tenha a internet como aliada do seu negócio. Neste contexto, os sites funcionam como uma vitrine no mundo digital e precisam ser de fácil acesso. Hoje, ter um site não é apenas um ‘’luxo’’ para as empresas, mas sim um investimento.
Um site bem estruturado é essencial para que o empreendimento atraia cada vez mais clientes. Para isso, o conteúdo deve ser construído de forma correta para aumentar o engajamento com o público-alvo. Um conteúdo criativo e útil, como e-books, webinars (seminários online), vídeos, entre outros, faz com que as dúvidas dos clientes em potencial sejam esclarecidas e que a imagem passada seja de uma empresa confiável.
Além de ter o material adequado ao público que pretende atingir, o site de uma empresa precisa ser responsivo, ou seja, adaptável às diversas plataformas. Isso porque o uso do celular cresceu de tal forma que as pessoas nem sequer lembram de como era ficar sem (em apenas 4 anos, passou de 14% em 2012, para 62% em 2016*). E claro que, com ele, outros aparelhos que também se conectam à internet foram surgindo, como tablets, vídeo games e até mesmo televisões.
Desde 2015 o Google não mostra sites na busca via celular que não sejam responsivos. Na época, a empresa deixou claro que a adaptação a dispositivos móveis era apenas um dos 200 sinais que o algoritmo usava para determinar o ranking de resultados. Por isso, eram necessárias mudanças que proporcionariam aos usuários uma melhor experiência ao acessar os sites pelos dispositivos móveis.
Desde então, é preciso que os sites estejam adaptados para funcionar em qualquer uma dessas plataformas, proporcionando praticidade e conforto aos usuários. Um site responsivo também ajuda a entregar um experimento muito mais agradável e, como consequência, a empresa tem mais sucesso nas vendas. Caso contrário, a possibilidade de o cliente buscar por outras páginas e acabar caindo no site da concorrência é bem grande.
S.E.O
O termo Search Engine Optimization (SEO), que traduzido para o português significa Otimização para Mecanismos de Busca, nada mais é do que um conjunto de técnicas de otimização para sites e blogs, que tem por objetivo atingir bom posicionamento orgânico (não pago) nas buscas, gerando tráfego e autoridade para as páginas na internet. Em outras palavras: são estruturas que ajudam os sites das empresas a ocuparem as primeiras posições nos sites de busca, como o Google.
Como funciona?
Quanto melhor forem as estratégias adotadas e quanto mais conteúdo for publicado no site, maiores as chances de ele aparecer logo nas primeiras páginas da pesquisa, assim como a probabilidade de acessos. E esse é o trabalho do SEO. Otimizar as páginas da internet consiste em diversas ações, como escrever um texto ou até mesmo a criação de URLs (links).
Quando um site é publicado, para que ele seja incluído em um mecanismo de buscas, precisa ser “lido” e aparecer nas pesquisas. No Google, por exemplo, essa leitura é feita por robôs e o SEO tem como papel principal apresentar o site a esses robôs para que possa ser exibido no momento da pesquisa.
Sites auto gerenciáveis
Para que um site alcance sempre as primeiras posições no ranking das ferramentas de pesquisa, ele precisa estar em constante atualização, sem que dependa de nenhum fornecedor para isso. Sendo assim, é interessante que os colaboradores da própria empresa possam acessar com um login e senha para gerenciar conteúdos, incluir textos, fotos, páginas e posts.
Link Building
Além disso, é recomendado que seja criado um ambiente de fácil navegação, com links interessantes em cada página, para atrair os visitantes e construir uma sequência de navegação, conhecida como Link Building, com o objetivo de fazer com que o visitante fique no site, percorrendo várias páginas. Caso o visitante abandone o site logo na primeira página que abrir, a taxa de rejeição aumenta e a posição do site no ranking pode cair.
O site de sua empresa não está bem ranqueado? Acha que precisa ser reformulado para gerar melhores resultados? Agende uma reunião e deixe que a FINCO Agrocomunicação planeje e execute a melhor estratégia para seu site de sucesso.
* Dados divulgados pela 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV- SP)