Em nossas últimas visitas ao campo – para produções de filmes e fotos aos nossos clientes – notamos que todos os produtores e grande parte de seus funcionários tem celular com internet e usam o WhatsApp. A internet, mesmo ainda com algumas limitações de sinal em algumas áreas, está presente no campo.
É o que confirma a 7ª Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural Brasileiro, recém finalizada, que entrevistou pessoalmente, in loco, 2.835 produtores/proprietários rurais, com margem de erro de 1,5% para mais ou para menos. Veja alguns números, passados com exclusividade para nós, associados:
PERFIL DO PRODUTOR RURAL BRASILEIRO
- Idade média / 46,5 anos
- Formação / 82% tem ensino superior
- Cargo / 72% proprietários (81% não exercem outra atividade)
- Mulher / 31% tem a mulher na gestão
- Residência / 56% reside no campo
PERFIL DE CONSUMO DIGITAL
- Celular / 96% possuí
- Smartphones / 61% possui (em 2013 eram apenas 17%)
- Agricultores na Internet / 61,9% acessam
- Pecuaristas na Internet / 33,7% acessam
- Redes Sociais / 77% dos que usam internet usam
- WhatsApp / 96% usam
Portanto fica comprovado que estes homens e mulheres do campo tem boa formação e estão cada vez mais conectados. O que significa que usam os celulares e a internet para se comunicar, para buscar sobre produtos e serviços e para se informar.
Porém a forma de se comunicar no meio digital, as ferramentas e tipo de linguagem também evoluiu.
Quer saber como chegar neste produtor de forma mais eficaz e não invasiva? Clique aqui e solicite uma proposta digital da Finco Agrocomunicação.
Obrigado pela leitura e se gostou, curta nossa página clicando no botão abaixo, por favor.
Fonte: 7ª Pesquisa ABMRA/FNP, 2017.