Para contornar o impacto da pandemia no marketing no agronegócio, muitas empresas precisaram se adaptar. Você sabe como a presença online da sua empresa Agro pode ajudar o seu negócio?
O marketing no agronegócio, bem como diversas outras áreas do setor, precisou se adaptar aos desafios impostos pela pandemia. Como resultado, o primeiro problema a ser solucionado foi a necessidade de permanecer dialogando com o produtor. Para esse fim, foi rapidamente constatado que a presença online nos principais meios digitais de comunicação não somente se tornaria o principal canal de relacionamento com clientes, como também expandiria o público-alvo das empresas no agronegócio e otimizaria as marcas como um todo.
Os hábitos do produtor rural durante a pandemia
Segundo a 8ª pesquisa ABMRA, houve um crescimento exponencial no uso da internet pelos produtores rurais, sendo que, atualmente, 94% da classe possui um smartphone. Assim, as plataformas digitais ganharam um enorme espaço quando o assunto é manter-se atualizado em relação às atividades agropecuárias. A pesquisa aponta os seguintes canais como os seis principais meios de comunicação para busca de informações pelo produtor:
1) WhatsApp;
2) Sites de busca;
3) Youtube;
4) Facebook;
5) TV;
6) Sites de produtos e empresas.
Quando falamos em compras online, foi observado que 25% dos produtores já compraram e 30% pretendem passar a utilizar a internet como ferramenta de compra. Isso indica que o meio online se tornou não apenas uma forma de adquirir informações sobre o setor, mas também um canal estreito entre a empresa Agro, seus clientes e as oportunidades de venda.
Mas como isso interfere no marketing para o agronegócio?
As empresas precisam estar onde o produtor está. Isso significa que o marketing digital passou a ter extrema importância para o crescimento efetivo do agronegócio, já que os canais digitais de comunicação se tornaram o elo principal entre as partes. O impacto da pandemia no marketing no agronegócio deixa registrada a importância da adaptabilidade das empresas em enxergar novos padrões de consumo e se adequar à realidade crescente: o digital no Agro veio para ficar.
Marketing no Agronegócio: 7 dicas para bombar o marketing da sua empresa Agro
1. Mantenha o orçamento de Marketing
Em períodos como este, algumas empresas optam por cortar certos gastos para aliviar o impacto da crise em seu faturamento final. Porém, segundo uma pesquisa feita pelo International Journal of Business and Social Science sobre o marketing durante e após períodos de crise, o ideal é que, se não há formas de aumentar o orçamento destinado ao marketing, é fundamental que ao menos se mantenha o que já era investido anteriormente.
O trabalho aponta que, no momento de restauração dos negócios após intervalos de grandes crises, as empresas que mantiveram o orçamento destinado ao marketing tiveram um aumento de 0,6% em seus lucros, já as que cortaram tiveram um prejuízo de 0,8%. Por fim, as que ainda aumentaram o dinheiro destinado ao setor tiveram um aumento de 4,3% em seu faturamento. Assim, quando realizado de maneira adequada, o marketing no agronegócio traz às empresas um fluxo de caixa altamente positivo em relação às empresas que optam por economizar nessa tão importante área.
2. Esteja presente nas redes sociais
Como vimos, o impacto da pandemia no agronegócio foi o crescimento do produtor agrícola nos meios online e, consequentemente, nas redes sociais. Assim, é de fundamental importância que sua empresa marque presença constante nas plataformas online através da publicação de conteúdos de qualidade que interessem o seu público. Assim, a sua marca é fixada na memória dos consumidores e a sua autoridade no setor é maximizada.
3. Aposte em websites otimizados
É primordial que o website da sua empresa esteja otimizado para todas as plataformas. Segundo dados divulgados pelo IBGE, 97.9% das pessoas no campo utilizam o celular para navegar na web. Isso significa que o website da sua empresa Agro precisa ser ágil e otimizado para dispositivos mobile. Sites bem estruturados e intuitivos aproximam novos usuários e aumentam a confiabilidade do seu negócio, aumentando o interesse do público em consumir e contratar os seus serviços.
4. Agregue valor aos seus produtos e serviços com o Inbound Marketing no agronegócio
O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é uma técnica focada em atrair, converter e encantar clientes. Aqui, a conexão com os seu público no agronegócio é focada por meio de três princípios:
- Marketing de conteúdo: o processo de desenvolver, publicar e promover conteúdos personalizados para o seu público-alvo;
- SEO: um conjunto de técnicas para alcançar bons rankings orgânicos, ou, em outras palavras, gratuitos, para que o site da sua empresa Agro esteja no topo das pesquisas no Google;
- Estratégias em redes sociais: como vimos, o número de produtores em redes sociais Agro é cada vez maior. Por isso, é fundamental um planejamento adequado de postagens nos canais de comunicação online para divulgar todos os materiais criados no Inbound, seja um eBook, um artigo ou um guia completo sobre determinado assunto relacionado a sua empresa.
5. Promova campanhas no Google Ads
O Google Ads é um recurso pago capaz de aumentar o número de visitas online na sua empresa do agronegócio de modo eficaz e a curto prazo. Os benefícios de criar campanhas no Google Ads para sua empresa são:
- Esteja onde o produtor está: o Google é a principal ferramenta utilizada por produtores rurais para tirar dúvidas, descobrir novos produtos e se atualizar sobre o mercado;
- Aumente a lembrança da sua marca: esteja sempre em contato com os produtores que já interagiram com suas plataformas online;
- Aumente a visibilidade da sua empresa: anúncios veiculados somente para o seu público-alvo, aumentando as oportunidades de venda.
6. Promova lives para o agronegócio
Um dos impactos da pandemia no agronegócio foi a digitalização de eventos como feiras, palestras, exposições e outros. O crescimento das lives no setor cresceu significativamente em função da necessidade de manter a proximidade entre os produtores rurais e empresas do setor.
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7. Não espere mais: conte com uma agência de publicidade especializada no marketing no agronegócio
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