Mais do que informar, a comunicação precisa estar sempre em evolução para acompanhar as tendências do mercado e as mudanças comportamentais do público. Neste processo de constante atualização, o celular tornou-se uma ferramenta indispensável, afinal, graças a ele, é possível ter acesso às informações de maneira mais prática e rápida na palma da mão.
No campo do marketing, o celular tornou-se uma nova mídia para divulgação de promoções, ações de incentivo e facilitou o contato entre fornecedor e consumidor final.
A comunicação mobile, como é conhecida, é a oportunidade perfeita para falar com o público pois, segundo pesquisa do Google, estima-se que no Brasil cerca de 40 milhões de consumidores interagem com os meios digitais por meio dos telefones móveis. E no agronegócio não é diferente. 96% dos produtores possuem celular, sendo 61% smartphones, segundo a Pesquisa ABMRA FNP 2017.
Além da agilidade, a possibilidade multimídia do celular é um benefício para as empresas no momento de conquistar o cliente. A utilização de imagens, vídeos e principalmente a interação direta, permite uma série de ações instantâneas e de grande impacto.
Para isso, é indispensável um planejamento para entender o público-alvo e suas necessidades para corresponder às expectativas e passar a mensagem da maneira mais clara e objetiva possível. Quanto mais transparência nas informações, mais segurança é transmitida aos clientes.
WhatsApp para Empresas
No cenário atual, o celular tornou-se a maneira mais rápida de se comunicar. Ele também faz parte da rotina das pessoas e auxilia muito na hora de realizar as atividades do dia a dia, inclusive no mundo corporativo e no campo. Com isso, os aplicativos ganham cada vez mais força.
E é impossível falar desse assunto sem lembrar do WhatsApp. Criado em 2009, o aplicativo de troca ilimitada de mensagens, que é um dos mais utilizados no mundo, se destacou pela possibilidade de interação que oferece, como áudios, vídeos, fotos e a realizações de ligações gratuitas.
Com tantas maneiras de interação, ficou mais fácil para as empresas compartilharem de maneira direcionada o lançamento de produtos, fotos, promoções e eventos relevantes. Para se ter uma ideia, a mesma pesquisa da ABMRA realizada em 2017 revelou que 96% dos produtores utiliza o WhatsApp. Portanto, conclui-se que é a rede social mais utilizada no campo.
Vantagens da Comunicação Mobile
Público certo: oferece atendimento segmentado, com informações e esclarecimento de dúvidas levantadas, de forma atenciosa e personalizada. Pela ferramenta de lista de transmissão, é possível enviar comunicações para vários contatos ao mesmo tempo, porém, de forma individualizada, como contatos diretos;
Rapidez: as mensagens são enviadas em tempo real, o que possibilita respostas imediatas. Assim, o número pode ser disponibilizado em sites, redes sociais e e-mail, permitindo que o cliente obtenha retorno com mais facilidade;
Mobilidade: com a comunicação literalmente na palma das mãos, a equipe de colaboradores das empresas não precisa ficar dentro de um escritório, limitada ao uso do computador. O aplicativo permite que as informações alcancem muito mais pessoas com mais agilidade, onde quer que estejam, por meio de um dispositivo com o qual já estão familiarizadas por ficarem conectadas grande parte do tempo;
Comunicação interna: além do uso para divulgação e contato com o público, a ferramenta de grupos possibilita a troca de informações entre a equipe interna, facilitando e unificando um canal rápido e ágil muito usado atualmente para a comunicação corporativa.
Agora é a sua vez de otimizar sua comunicação mobile e aumentar seus resultados! 😉