Você já ouviu falar no tal Inbound Marketing?
Essa metodologia consiste em atrair novos visitantes para o site das empresas e convertê-los em clientes, ou seja, gerar resultado efetivo para sua empresa. Para isso, é preciso produzir conteúdos relevantes e de qualidade para ajudar as pessoas, seus futuros clientes, a superar dificuldades que apareçam no dia a dia, melhorando assim seus negócios.
Segundo a Content Trends 2017, empresas que adotam o marketing de conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele. Para isso, é preciso pensar em múltiplas ações integradas:
- Conteúdo de qualidade;
- Plataforma (blog, e-mail mkt, landing pages, redes);
- Estratégia de SEO (Search Engine Optimization, que é a otimização do site para buscadores);
- Segmentação.
O conceito de Inbound Marketing foi criado pela HubSpot, que inclusive publicou um livro sobre o assunto. De acordo com os autores, o objetivo do Inbound Marketing é SER ENCONTRADO ONLINE, através de mecanismos de busca ou por meio de sites e mídias sociais, como Facebook, Twitter, YouTube etc, segundo Rafael Rez da Nova Escola de Marketing.
Para ficar ainda mais claro:
Captação de Leads – Conteúdo para envolver/seduzir o possível cliente e captar esses contatos;
Relacionamento – Para cliente, conteúdo como serviço de atendimento e fidelização;
Pós-Vendas – novos conteúdos para novas compras (remarket).
Com o inbound marketing sua marca fica mais presente na vida das pessoas. Ao nutrir seus leads com conteúdos relacionados à sua futura oferta, você mantém o seu negócio na mente deles. As pessoas preferem comprar de quem elas já conhecem. Gerando conteúdo de valor, elas tenderão a comprar suas ofertas por afeição.
As empresas que trabalham nutrindo seus leads costumam gerar em média 50% mais vendas, ao passo que reduzem a verba de marketing em 33%. (Forrester Research).
Aplicar a metodologia não é uma tarefa fácil. É necessário um planejamento estratégico e uma produção de conteúdo educativo relevante ao seu público alvo. Nós da Finco planejamos e trabalhamos na gestão do marketing digital completo para sua empresa. Vamos conversar?
Finco Agrocomunicação.