No segmento da publicidade, quando se fala em material impresso (off-line), uma das etapas mais importantes é a prova de impressão e cor.
É neste momento que todas as falhas e alterações devem ser feitas pois, depois da impressão, se tiver algum erro, todo material é perdido e o prejuízo pode ser bem grande, inclusive para a agência responsável.
Somente com a prova de impressão e cor é possível realizar a verificação de erros, a fidelidade das cores e também se a composição está adequada ao tipo de papel e à técnica de impressão acordados com a gráfica.
O que conferir na prova de impressão e cor
Erros de impressão: mais que erros de digitação, de ortografia e de gramática, em um projeto gráfico podem acontecer outras falhas, como fontes ilegíveis, imagens de baixa qualidade e problemas na diagramação de páginas. É na prova que você poderá evitar que eles aconteçam.
Cores: atualmente, existem diversos sistemas de cores que podem ser usados em um projeto gráfico, sendo o CMYK e o RGB os mais utilizados, onde:
CMYK – Sistema de cores para impressão, formado por 4 cores básicas: Ciano, Magenta, Yellow/Amarelo e Preto/Black.
RGB – Sistema de cores geralmente utilizado para vídeo, formado por 3 cores básicas: Red/Vermelho, Green/Verde e Blue/Azul.
Por isso, muitas vezes, ocorre uma incompatibilidade entre o sistema da arte e a técnica de impressão utilizados, fazendo com que a peça saia de uma cor diferente.
Por isso, a prova de cor é indispensável, pois servirá de orientação para configurar as cores da arte e do equipamento de impressão, garantindo que tenha o resultado mais próximo possível do esperado.
Revisão do layout: aqui é necessário conferir todos os aspectos da diagramação, como leitura, fontes, margens, sangrias, posicionamento dos elementos da página e qualidade das imagens.
Revisão final: nesta etapa, todos os detalhes finais passam por um pente fino, como a numeração e espelhamento das páginas, erros ortográficos, gramaticais, etc.
Boneco ou mockup: um dos itens mais importantes desse processo, nada mais é que a simulação mais fiel ao resultado que se espera atingir no material impresso. Nessa etapa é possível identificar se o corte, as dobras e a montagem funcionam na prática conforme o projeto.
Com as informações que destacamos acima, podemos concluir que a prova de impressão e cor é fundamental para garantir a qualidade do material gráfico, além de evitar retrabalhos e desperdícios. Por isso, ela deve ser feita sempre.
Recomendamos que a prova de impressão e cor seja conferida por um profissional da área que esteja preparado para identificar os possíveis erros no material e realizar as correções editoriais.
Até a próxima.