Separamos para você as maiores tendências e desafios para o Marketing Rural em 2022. Fique por dentro de tudo:
O ano de 2021 foi repleto de novidades para o Marketing Agro. Vimos o crescimento expansivo da importância do digital para o desenvolvimento efetivo dos empreendimentos rurais e a necessidade das empresas se adaptarem às novas exigências do mercado. Marcar presença onde o cliente está de maneira produtiva e efetiva foi o primeiro passo para continuar girando o setor que move o mundo. Mas, o que esperar do Marketing Rural em 2022? Quais são as tendências e os novos desafios para esse ano que se inicia? Destacamos para você as principais novidades:
As 5 tendências para o Marketing Rural em 2022:
1) Apoio a ações sustentáveis
Hoje em dia, vemos grandes marcas do varejo realizando campanhas de conscientização sobre causas sociais. Isso serve um propósito dentro da estratégia de posicionamento de empresas que buscam ser vistas pelo público como apoiadoras das questões ecológicas. Nos próximos anos, veremos cada vez mais empreendimentos agro criando movimentos que valorizam, por exemplo, o meio ambiente e o crescimento sustentável do setor.
À exemplo disso, podemos citar a criação do Programa de Imagem e Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (Pam Agro) 2021-2023. Seu segundo ciclo foi lançado em setembro de 2021 com o objetivo de divulgar os esforços sustentáveis do agronegócio brasileiro através de uma estratégia de comunicação voltada para os países europeus. Segundo o ministro das Relações Exteriores, hoje em dia, o Brasil é um dos poucos a conseguir lidar simultaneamente com os desafios da segurança alimentar mundial e da sustentabilidade ambiental. Assim, torna-se clara a importância das empresas agro em mostrar seu apoio a essas causas através de um Marketing Rural inteligente e eficaz.
2) Geração de conteúdo informativo
Cada vez mais é possível notar a sede do público rural por conteúdos informativos que os ajudam a tomar as melhores decisões de manejo e produtividade. A tendência para os próximos anos é de que as grandes empresas do agronegócio deixem de focar em conteúdo exclusivamente promocional e passem a produzir conteúdos informativos e educativos valiosos para os produtores.
Assim, a grande dica para 2022 é apostar em promover conteúdos estratégicos que chamem a atenção do seu público, gerando engajamento nas redes sociais e, consequentemente, chamando atenção para os seus produtos e/ou serviços. Ao mostrar que sua empresa Agro entende do assunto, é construída uma relação de confiança com seus clientes, fazendo com que o seu negócio torne-se referência entre o seu público-alvo.
3) Maior investimento no Marketing Rural
Ao longo de 2021, constatou-se a necessidade das empresas agro em investir no Marketing Rural. Durante 2022, essa tendência não será diferente. O marketing continua sendo uma ferramenta indispensável e cada vez mais forte para o setor agrícola, promovendo maior atratividade e contribuindo para toda a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro.
Ao utilizar o Marketing Rural de maneira correta e estratégica, as empresas agro promovem avanços significativos na gestão de suas marcas. Isso implica em melhores relações comerciais, maior engajamento com o público e, consequentemente, maiores oportunidades de venda. Assim, é fundamental para a construção efetiva da imagem da sua empresa Agro identificar as necessidades do seu público-alvo e atendê-las de maneira astuta e eficaz. Nessa jornada, o Marketing Rural será o seu principal aliado.
4) Foco no Marketing Digital
O ano de 2020 trouxe diversos desafios ao agronegócio brasileiro, e, assim, foi necessário se adaptar rapidamente aos novos hábitos do produtor rural. O resultado? Uma forte presença das empresas agro nos meios digitais e principais plataformas online. Os efeitos positivos dessa revolução no setor foram e são imensos, deixando clara a tendência para os próximos anos: o digital veio para ficar.
Assim, a presença nas redes sociais, websites otimizados, Inbound Marketing e campanhas no Google Ads continuam sendo a grande aposta para o Marketing Agro em 2022. Quer ler mais sobre o impacto da pandemia no Marketing e a importância do digital para o setor? Acesse aqui e leia o artigo na íntegra!
5) Contar com agências de publicidade especializadas no agronegócio
A principal dica para começar o ano de 2022 com o pé direito é contar com uma agência de publicidade especializada no agronegócio. Ter ao seu lado um parceiro que conheça os seus costumes, desafios, público-alvo e, principalmente, as suas necessidades é fundamental para que o Marketing Rural seja realizado de maneira eficaz e estratégica.
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