Com cada vez mais conteúdos sendo publicados nas redes sociais Agro, as empresas precisaram se adaptar. Qual a melhor estratégia de publicação para manter o engajamento do seu negócio em alta?
As redes sociais Agro se tornaram fundamentais para crescimento efetivo da marca e aumento do público-alvo da empresa. No entanto, é preciso entendê-las a fundo para conseguir aproveitar adequadamente os seus recursos. À vista disso, sabe-se que, há alguns anos, os “feeds” das redes sociais conhecidas, bem como Instagram e Facebook, deixaram de exibir publicações em ordem apenas cronológica e passaram a exibir conteúdos que, segundo seus algoritmos, os usuários têm mais chances de se identificar. Isso porque, com o aumento expansivo de publicação diárias, é impossível para a plataforma mostrar todas as postagens de todos os perfis que o usuário segue.
Você sabe qual é a principal métrica utilizada pelos algoritmos nas redes sociais para definir o que será mostrado para cada usuário?
Engajamento. Quanto mais os usuários curtirem, compartilharem e comentarem os conteúdos publicados no perfil da sua empresa no Agro, maior sua chance de ter seus posts exibidos para um público maior. Por isso, a quantidade e constância de publicações nas redes sociais no agronegócio deve ser aliada à qualidade do conteúdo para garantir um bom alcance online para sua empresa.
Como melhorar o engajamento das redes sociais Agro da minha empresa?
Separamos especialmente para você 7 dicas que irão otimizar o alcance da sua empresa Agro nas plataformas digitais:
1. Aproveite os recursos das redes sociais:
Algumas plataformas oferecem recursos que estimulam a interação entre as empresas e os usuários. Do Instagram, podemos citar:
- Stories: a utilização de enquetes, caixa de perguntas e testes torna os seus seguidores parte integrante e ativa da sua rede social, estreitando laços e fixando seu negócio na memória do público;
- IGTV e Reels: permitem que você produza conteúdos maiores e mais informativos para o público. Neles, você pode, por exemplo, explicar mais sobre seus produtos e serviços ou ainda divulgar informações interessantes que possuam correlação com o seu negócio. Por exemplo, se sua empresa trabalha com o desenvolvimento de fertilizantes, uma boa estratégia é criar conteúdos que explicam a importância da nutrição das plantas.
2. Use hashtags:
As hashtags fazem com que sua publicação seja encontrada pelo seu público-alvo com maior facilidade, possibilitando também maior engajamento com os conteúdos disponibilizados pelas plataformas digitais da sua empresa do Agro. Porém, é de fundamental importância entender como utilizá-las corretamente. No Agrodestaque de Julho, publicamos um artigo que vai te ajudar a entender como utilizar corretamente as hashtags e o que evitar.
3. Conheça o melhor horário para fazer as postagens:
Realizar publicações no horário correto pode ser a diferença entre total engajamento e posts com baixíssima visualização. Por isso, é de fundamental importância uma gestão estratégica de postagens que inclua os dias e horários que proporcionarão a sua empresa no Agro maior interação com seus clientes.
Segundo uma pesquisa publicada pela Hootsuite em 2021, os melhores dias para postar nas redes sociais são terça, quarta e quinta-feira às 10 horas da manhã. Porém, em função da variação de perfis que utilizam cada rede, o horário pode mudar de plataforma para plataforma. Trouxemos aqui alguns exemplos dos resultados de outra pesquisa feita, dessa vez pela Sprout Social, também no ano de 2021:
Facebook: os melhores dias para realizar publicações são terça, quarta e sexta no período das 9h às 13h. A pesquisa aponta o sábado como o pior dia;
Instagram: o melhor horário ao longo da semana (dias úteis) é às 11h. No entanto, o melhor dia é terça-feira durante o período das 11h às 14h.
4. Responda seus clientes:
Não se esqueça de responder os comentários nas suas postagens, principalmente os primeiros, pois isso melhora o engajamento orgânico da sua rede social ou, em outras palavras, o engajamento gerado sem a necessidade de impulsionamento e criação de anúncios pagos. Além disso, fique atento às mensagens privadas dos seus seguidores e sempre as responda de maneira adequada, pois isso gera aumento de confiança por parte da sua clientela online.
5. Constância:
A constância faz com que sua marca seja lembrada pelo público. Isso porque os usuários podem sempre interagir com seus conteúdos, de modo que quando precisarem do produto ou serviço oferecido pelo seu negócio, lembrarão primeiro da sua empresa.
6. Publique conteúdo interessante para o seu público:
Como vimos, a quantidade e constância não são tudo quando o assunto é engajamento das redes sociais no agronegócio. É de fundamental importância produzir conteúdos interessantes e úteis para o seu público-alvo. Busque sempre interagir com seus seguidores, induzindo-os a comentar nas postagens, responder enquetes, marcar amigos e entre outras ações possíveis. Essa interatividade fará com que seu post alcance outras contas que seguem o seu perfil e aumentará significativamente o engajamento da sua marca.
7. Confie em uma agência de publicidade especializada no agronegócio para gerir as redes sociais da sua empresa:
Gerir corretamente as plataformas digitais da sua empresa Agro resultará em um aumento significativo do alcance da sua marca, captação de novos clientes, confiabilidade e autoridade no setor. No entanto, estratégia e cuidado são fundamentais para obter os fins desejados. Nesse viés, possuir ao seu lado uma agência de publicidade que entenda a sua linguagem, necessidades e o seu trabalho fará com que sua empresa esteja sempre dois passos à frente da ampla concorrência no que se refere ao desenvolvimento de conteúdo estratégico de máxima qualidade.
Mas onde encontrar uma agência de publicidade que atenda adequadamente às minhas demandas e conheça a fundo o Agro?
A Finco é uma agência de publicidade que há 11 anos comunica a voz e a força do campo. Aqui, gerimos as contas de redes sociais de diversas empresas do setor. Esse trabalho inclui:
- Planejamento de pautas mensais;
- Criação de artes;
- Redação de legendas;
- Publicação em todas as redes sociais;
- Acompanhamento de desempenho;
- Relatórios mensais de resultados.
Considerações finais
Como vimos, os conteúdos publicados nas redes sociais da sua empresa do Agro não são exibidos em ordem cronológica, mas por por relevância. Dessa forma, é de fundamental importância um planejamento estratégico de postagens que inclua:
- O aproveitamento dos recursos das redes sociais;
- O uso de hashtags;
- Melhores dias e horários para postagem;
- Interação com seus clientes;
- Constância;
- Conteúdos de qualidade.
Por fim, contar com uma agência de publicidade especializada no Agro é o segredo para garantir máxima efetividade de engajamento e crescimento da sua marca nas plataformas digitais. Nisso, a Finco pode te ajudar. Clique aqui, preencha o formulário e um representante entrará em contato para conversar sobre possíveis projetos, sem compromisso.