Quem não ouviu falar da foto de ovo que bateu o recorde de curtidas no Instagram? Até então, o post com o maior número de likes na rede social era o de Kylie Jenner, que mostrava a foto da mãozinha da filha recém-nascida Stormi segurando seu dedo e obteve mais de 18 milhões de curtidas.
Entretanto, o perfil @world_record_egg surgiu com o objetivo de tirar a socialite do topo do número de likes com uma estratégia muito simples: publicar a foto de um ovo com a legenda “vamos criar um recorde juntos e ter a foto mais curtida do Instagram. Vamos vencer o recorde atual, mantido por Kylie Jenner (18 milhões)!” O resultado: mais de 50 milhões de cliques.
No ramo da comunicação, essa estratégia é conhecida como buzz, que é uma ação viral feita na internet e tem por objetivo exatamente fazer com que boa parte dos internautas veja a mensagem que está sendo transmitida. Ou seja, o buzz nada mais é que o resultado de uma ação de marketing viral bem-sucedida.
Como transformar uma ideia em Marketing Viral?
Para que uma boa ideia seja viralizada de maneira correta, é importante seguir alguns passos. O primeiro deles é definir o público-alvo, seu comportamento e suas características, para que a mensagem a ser passada atinja as pessoas certas.
A criatividade também é parte fundamental nesse processo. Ser exclusivo e trabalhar bem a mensagem transmitida, com ideias claras, faz com que o público a assimile assim que a ler ou ouvir. Mensagens grandes não funcionam para um viral, pois caem no esquecimento facilmente.
O conteúdo não só do marketing viral, mas de qualquer estratégia de comunicação, deve ser impecável, com ideias claras, objetivas e sem erros ortográficos (ou com o menor número possível). Ao ler/ver a sua ideia, o público deve ter algum tipo de sensação, seja ela boa (alegria, risos, lembranças, etc.) ou ruim (raiva, tristeza, etc.). É isso que vai fazer com que as pessoas sintam vontade de espalhar a mensagem e compartilhá-la.
Por fim, divulgue! Utilize todos os meios possíveis para viralizar sua ideia: redes sociais, e-mail ou até mesmo pelo celular (SMS e WhatsApp). E com a internet há ainda a possibilidade de fazer isso sem custos ou com investimentos bem acessíveis. Porém, esteja ciente que essa baixa relação de custo x benefício não caracteriza um viral, mas pode tornar-se um buzz. E tome cuidado para não se tornar um spammer, pois as pessoas podem não gostar de receber muitas vezes a mesma mensagem e seu trabalho e imagem serão prejudicados.
Foto do ovo: por que apostar no Marketing Viral?
A resposta para essa pergunta é bem simples: assim que uma campanha alcança o status viral, as chances de popularização de um produto ou serviço aumentam – e muito! Como consequência, aumentam também as oportunidades de vendas e de conquistar novos clientes.
Dificuldades podem aparecer pelo caminho
É importante deixar claro que, mesmo que você tenha seguido todos os passos corretamente, nem todas as ações vão viralizar como o exemplo da foto do ovo. Mesmo assim, o marketing viral faz com que uma empresa se destaque entre os demais, criando uma relação com o público-alvo.
Outro fato que você deve saber sobre as campanhas virais é que elas não serão sobre um produto ou serviço especificamente. A estratégia é justamente divulgar uma marca da maneira mais natural possível. É preciso que a mensagem seja passada de maneira tão empolgante para quem a recebe de modo que ela nem perceba que é uma propaganda.
Só funciona se a estratégia for completa
O marketing viral ajuda a divulgar sua marca e é uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Mas ele só vai dar certo se for uma parte de um trabalho completo, com estratégias como o marketing digital, social, endomarketing, entre outros.
O importante é saber que nem sempre as ações definidas terão sucesso e que é preciso estar aberto a novas oportunidades para, assim, testar diversos métodos, até encontrar aquele que melhor funciona no seu negócio.
E aí, já está pronto para viralizar sua campanha pela internet? Fale com a Finco para saber como podemos te ajudar 😉