Outdoor, busdoor, letreiros iluminados, espaços em mobilidade urbana (pontos de ônibus, relógios, placas pirulito, sobre as placas de ruas), além dos painéis rodoviários, placas de lavoura e o mini outdoor em beira de lavouras. Todos os dias nos deparamos facilmente com esse tipo de mídia nas ruas ou estradas, chamadas de externas ou out of home. Muito utilizadas por empresas de diversos segmentos, elas são excelentes ferramentas de comunicação e ajudam muito a alcançar o público-alvo certo.
Esse tipo de mídia torna-se cada vez mais comum devido às vantagens que oferece, como custo mais em conta comparados a outros meios mais tradicionais de comunicação em massa, por ser mais abrangente e por ter uma mensagem mais concisa e objetiva, fixam melhor na memória de quem as visualiza.
Sua principal função é aumentar a exposição da marca do anunciante. Isto porque, em geral, o consumidor está de passagem pelo local de onde está a peça publicitária. Mesmo que a grande massa exposta pela mensagem seja aquela que circula de carro pelas ruas, muitas pessoas podem passar alguns minutos diante da peça ou passar várias vezes e ser impactada com certa frequência.
Por isso, a mídia exterior é um excelente meio para lançamento de vários tipos de produtos e muito usada como Mídia de Apoio, em conjunto com outras mídias para reforçar a campanha, inclusive pela possibilidade de estar próximo ao ponto de venda, facilitando o contato do consumidor com o produto.
Como escolher a melhor mídia externa?
O primeiro passo é relacionar as áreas de maior presença do seu público-alvo com a posição das peças disponíveis e optar por aquelas que melhor atenderão aos objetivos da campanha. O retorno do investimento será ainda melhor se a arte, além de gerar grande impacto, atingir as pessoas certas.
Após escolher a localização, é preciso definir o tipo de mídia que será usada. Entre as mais utilizadas, estão:
Outdoor: essas peças, que fazem parte do cenário urbano, possuem área visual em formato padrão de 9m de largura por 3m de altura, e as campanhas podem ser impressas em papel (no caso das mais curtas), ou em lona (no caso de propagandas mais longas), devido à resistência do material;
Front Light: consiste em um painel com luz frontal, que possibilita maior visibilidade durante a noite. É constituído por estrutura metálica e geralmente são encontrados em rodovias e, dependendo da medida do painel, em cidades e áreas urbanas. São produzidos em lonas de alta resistência;
Empenas: localizadas em pontos estratégicos, são utilizadas na lateral de edifícios, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível. São consideradas o produto de maior impacto da mídia exterior devido a sua grande dimensão e longo alcance visual;
Painel Luminoso: são instalados em prédios e fachadas para indicar que naquele ponto está localizada uma determinada empresa. São mais utilizados como parte do projeto de sinalização das empresas e não comercializados como mídia tradicional. Em fachadas, também é muito comum a utilização de letras caixa com iluminação direcionada ou com LED por baixo;
Pirulito: são placas sobre postes com nomes de ruas muito utilizadas em centro urbanos e com a vantagem de possibilitar o direcionamento do público até a empresa com uma sequência de placas e setas sinalizando as direções;
Painel Rodoviário: placas de grande formato em beira de estradas, que são bastante utilizadas por empresas do agro para fixar a marca próximo às lavouras;
Placas de Lavoura: placas em material plástico, fixadas geralmente em grande quantidade sequencial na borda de lavouras próximas às rodovias. Geralmente, servem para fixar a marca de produtos usados nessas lavouras, como sementes, fertilizantes ou defensivos;
Mini Outdoor: painéis de 2 x 1m, geralmente com estruturas metálicas e arte em lona, usadas em beira de estrada.
Painel de LED: placa composta por vários filamentos de luzes LED que, combinados, podem exibir filmes e animações. O formato varia conforme o local onde é aplicado e pode ser utilizado tanto em mídia externa, como em fachadas e eventos. Uma ótima ferramenta para ilustrar o uso de um produto ou para passar um filme institucional.
Independente do formato e mídia escolhida, a estratégia e a criação fazem toda a diferença.
Marque um café conosco e deixe a FINCO, a agência especializada no agro, destacar sua marca no campo