Inbound Marketing: casamento que dá certo

Publicado em 28/05/18
Digital, Marketing, Negócios

Você já ouviu falar no tal Inbound Marketing?

Essa metodologia consiste em atrair novos visitantes para o site das empresas e convertê-los em clientes, ou seja, gerar resultado efetivo para sua empresa. Para isso, é preciso produzir conteúdos relevantes e de qualidade para ajudar as pessoas, seus futuros clientes, a superar dificuldades que apareçam no dia a dia, melhorando assim seus negócios.

Segundo a Content Trends 2017, empresas que adotam o marketing de conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele. Para isso, é preciso pensar em múltiplas ações integradas:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Plataforma (blog, e-mail mkt, landing pages, redes);
  • Estratégia de SEO (Search Engine Optimization, que é a otimização do site para buscadores);
  • Segmentação.

O conceito de Inbound Marketing foi criado pela HubSpot, que inclusive publicou um livro sobre o assunto. De acordo com os autores, o objetivo do Inbound Marketing é SER ENCONTRADO ONLINE, através de mecanismos de busca ou por meio de sites e mídias sociais, como Facebook, Twitter, YouTube etc, segundo Rafael Rez da Nova Escola de Marketing.

Para ficar ainda mais claro:

Captação de Leads – Conteúdo para envolver/seduzir o possível cliente e captar esses contatos;

Relacionamento – Para cliente, conteúdo como serviço de atendimento e fidelização;

Pós-Vendas – novos conteúdos para novas compras (remarket).

Com o inbound marketing sua marca fica mais presente na vida das pessoas. Ao nutrir seus leads com conteúdos relacionados à sua futura oferta, você mantém o seu negócio na mente deles. As pessoas preferem comprar de quem elas já conhecem. Gerando conteúdo de valor, elas tenderão a comprar suas ofertas por afeição.

As empresas que trabalham nutrindo seus leads costumam gerar em média 50% mais vendas, ao passo que reduzem a verba de marketing em 33%. (Forrester Research).

Aplicar a metodologia não é uma tarefa fácil. É necessário um planejamento estratégico e uma produção de conteúdo educativo relevante ao seu público alvo. Nós da Finco planejamos e trabalhamos na gestão do marketing digital completo para sua empresa. Vamos conversar?

Finco Agrocomunicação.