Em tempos de instabilidades econômicas mundiais, insegurança política e macroeconomia apreensiva pelos resultados da próxima eleição, é comum que o mercado se retraia, reduzindo investimentos em todas as áreas. A publicidade é, quase sempre, encarada como custo e, portanto sempre cortada nessas horas. Porém, como bem se enquadra em contabilidade, a publicidade é uma despesa de vendas, portanto um investimento para estimular as vendas. Mas o que fazer? Vamos a algumas dicas:
Reveja seu orçamento de Marketing – Recomenda-se que primeiramente seja repensado o budget que você havia estimado para o ano. Sabemos que as despesas devem ser enxugadas, porém não se devem cortar por completo os investimentos que lhe trazem receita, como a publicidade;
Opte por estratégias de Marketing menos onerosas – Com a necessidade de baixar os investimentos, opte por exemplo por estratégias como:
- CRM (Customer Relationship Management) – A Gestão do Relacionamento com o Cliente, que é identificar, desenvolver e reter os clientes mais lucrativos, através de relacionamento constante e exclusivo com eles (programas de relacionamento VIP, premiações etc);
- Marketing Direto – Comunicação personalizada direta com determinado mailing de clientes/parceiros, por meio eletrônico (e-mail marketing) ou impresso (malas diretas), sempre usando da criatividade para atrair a atenção do destinatário.
Portanto, não deixe de atrair novos clientes e reforce os laços com seus principais clientes e transforme crise em oportunidade! Conte conosco.