O desafio de alcançar o público alvo desejado, usando os recursos disponíveis da melhor forma, através dos canais mais adequados e eficazes, pode ser conquistado com um bom Plano de Comunicação.
Há dez semanas do encerramento do ano, a melhor forma de colher bons frutos e ter qualidade e produtividade também na Comunicação é planejando.
Segue aqui 7 passos para montar seu Plano de Comunicação 2014:
Histórico – Levante o que foi realizado em 2013, total de verba investida e avalie o que foi positivo e o que precisa ser melhorado;
Por quê? – Liste os objetivos de marketing e resultados desejados para o próximo ano;
Quem? – Trace os públicos-alvo que a comunicação de sua empresa quer atingir. Lembre-se dos públicos chave, como o interno e demais stakeholders da empresa;
O quê? – Liste as mensagens-chave que devem ser passadas e o posicionamento – como a empresa quer ser vista no mercado;
Quando? – Recomenda-se dividir o ano em partes (bi, tri ou semestres) para facilitar o cronograma de ações. Lembre-se que toda comunicação é mais forte, gera mais lembrança e é mais eficiente se tem uma frequência. Portanto planeje campanhas (institucional ou comercial) para um determinado período;
Como? – Como a mensagem será entregue, por qual meio. Se através de eventos (congressos, palestras, dias de campo), mídia (tv, rádio, revistas, internet, mídia exterior), assessoria de imprensa etc. Cada canal tem suas particularidades e deve ser bem escolhido;
Por quem? – Finalmente traçar cada ação e os responsáveis pela execução de cada uma delas e seus parceiros para colocar o plano em ação.
A Finco está à sua disposição desde já para ajuda-lo neste Planejamento de Comunicação. Agende já uma visita e vamos começar a traçar bons resultados juntos!