Fazer marketing no agronegócio não é tarefa fácil. Um mercado extremamente competitivo com consumidores cada vez mais exigentes exige cautela e estratégia para eficácia do planejamento. É como corrigir o solo antes do plantio. Se o terreno é ácido, você perde em produtividade. Ou seja, não adianta sair fazendo. É preciso dominar o cenário tendo em vista a realidade e onde se quer chegar.
Esse é o principal erro de uma empresa que não é especializada em marketing no agronegócio: achar que é só replicar a comunicação e as estratégicas que deram certo em outros segmentos, para o agro.
Não!
O agronegócio é constituído por um público que precisa ser conquistado e exige comprovações para ver valor no marketing. Se tivessem me contado isso, tudo seria diferente.
Isso porque o público não é fácil de se encontrar. A segmentação de algumas mídias, como o Facebook, por exemplo, não é tão assertiva e específica para o agro. É preciso amplo conhecimento das dificuldades da persona para conseguir traçar uma estratégia realmente impactante que solucione um problema.
E não paramos por aí.
Quando falamos de agropecuária ou mesmo de nutrição vegetal, é extremamente difícil convencer o produtor a provar outro produto ou serviço que não seja aquele que ele já está acostumado e que o faz se sentir “satisfeito”. Para eles, o teste pode valer milhões. Imagina se dá errado?
É por isso que o principal fator a ser olhado quando falamos em marketing no agronegócio é o fortalecimento da marca, a autoridade no segmento e a confiança que ela precisa passar para o produtor, por exemplo.
Agregar Valor: Passo número 1 para uma boa estratégia de marketing no agronegócio
Se sabemos que tanto o produtor quanto o pecuarista não vão trocar um produto ou serviço que já lhe rendem bons frutos, como fazer a minha marca chegar porteira adentro?
Confiança! A estratégia de testes em campos lado a lado é uma forma de provar ao produtor agrícola a eficácia de um produto ou serviço. Assim como possibilitar testes por meio de empresas especializadas, é primordial. Do lado do marketing, estar preparado para coletar dados, acompanhar os testes e colher depoimentos é início de uma estratégia para comunicar o resultado de cada teste. A atração é o ponto de partida. A partir daí, saber expor ao público-alvo estes resultados.
Tecnologia IOP: Um case de sucesso
Um exemplo que mostra claramente o que estamos dizendo quando falamos em estratégia e planejamento para fazer marketing no agronegócio é o que fizemos com nosso cliente que trouxe uma tecnologia inovadora: A Tecnologia IOP. A Inpasa, pioneira ao unir em um só produto as vantagens do adjuvante com óleo de milho, nos trouxe o desafio de apresentar IOP aos produtores.
O primeiro passo foi fortalecer a tecnologia. Para isso, a empresa contratou especialistas de renome para testarem e levar a tecnologia IOP à campo. Produtores puderam não só comprovar a eficácia da tecnologia de aplicação em baixo volume, como ainda receberam treinamentos com o renomado Allan MCCracken.
Com vários testes de renomados engenheiros da área e com a coleta e acompanhamento de todos os resultados, tínhamos base suficiente para comunicar. Fizemos campanhas em todas as mídias digitais, além de eventos com o Portal Notícias Agrícolas, referência no setor. O resultado foi um sucesso. As campanhas geraram tantos leads que o cliente não estava dando conta de tratar.
É por isso que quando falamos em marketing no agronegócio, a expertise fala mais alto. Um ponto mal comunicado, pode impactar a imagem da marca perante os produtores. E num meio onde cada semente tem o seu valor planejado, tudo que não queremos é o impacto negativo.