A televisão tem grande relevância no marketing, ainda mais com o fato de ter se aprimorado nos últimos anos e conquistado uma melhor capacidade para medir o impacto que possui sobre os consumidores.
A TV é considerada um dos principais meios de comunicação em massa do país e é a mídia com a maior cobertura no Agro, segundo a 7ª Pesquisa dos Hábitos do Produtor Rural ABMRA de 2017, 92% dos produtores rurais assistem TV aberta. Portanto um canal certo para divulgar lançamentos e fortalecer marcas, tanto é que 54% dos produtores confiam na televisão para manterem-se informados e 34% consideram este veículo a sua principal fonte de entretenimento.
Apesar da grande cobertura nacional, é possível fazer investimentos regionais através das emissoras afiliadas, o que viabilizou os investimentos mais pontuais e acessíveis às pequenas empresas, segmentando o público em cada praça de interesse, com preços mais acessíveis também.
Vantagens de veicular na televisão:
- MAIOR IMPACTO – Com o uso de som e imagem podemos usar uma série de recursos, efeitos e técnicas cinematográficas para emocionar, encantar e despertar a atenção do telespectador;
- EXTENSA COBERTURA – alcance do público em massa, segundo o IBGE, 97,2% dos domicílios possuem TV em todo país;
- RELEVÂNCIA – a TV é muito presente na vida do público, tanto para entretenimento como fonte de informação, por isso sua grande audiência e cobertura nacional e regional;
- SEGMENTAÇÃO – Permite a escolha do horário, bem como segmentar pelo interesse do público em determinado programa, além dos cortes por praça.
Além dos formatos comerciais padrão, como 30 segundos ou 60 segundos, existem outros projetos interessantes como merchandising (onde há possibilidade de se expor o produto de forma subjetiva dentro da programação), patrocínios de programas, eventos e ações sociais.
O que deve ser estudado também é a frequência adequada para cada público alvo. para que seja não só impacto, mas que gere a lembrança da marca e da mensagem.
De toda forma, o ideal é que você encontre um bom parceiro na área, como nós da Finco. Conheceremos seu negócio a fundo e iremos propor ações que de fato farão a diferença, além da criação da campanha para veiculação. Vamos marcar uma conversa?
Finco Agrocomunicação.