O agronegócio é um setor marcado por eventos: feiras, palestras, exposições e muitos outros. Porém, com o mundo se digitalizando cada vez mais, o segmento precisou se adaptar. Você sabe qual a importância das lives para o agronegócio?
As lives para o agronegócio crescem cada vez mais. Durante o período de pandemia, os eventos digitais cresceram a fim de manter a proximidade entre os produtores rurais e empresas do setor. Isso porque, com os eventos tradicionais do agronegócio repentinamente pausados e cancelados, as lives e eventos online foram a saída encontrada pelo mercado para manter os consumidores atualizados sobre produtos e serviços e para compartilhar conteúdo informativo. Além de uma alternativa eficaz para manter o contato com os clientes, as transmissões ao vivo no Agro se tornaram também fundamentais para as empresas se manterem relevantes, tendo em vista que a ampla concorrência do setor adota cada vez mais os eventos digitais como parte das suas estratégias de comunicação. Vejamos:
Os 5 benefícios de realizar lives de qualidade para sua empresa do Agro:
1. Aproximação com o público
As lives permitem que sua empresa interaja com seu público-alvo de maneira abrangente e dinâmica, uma vez que elas possibilitam que pessoas de diversos lugares compareçam ao evento sem precisar sair de casa. Além disso, enquanto os espectadores assistem ao seu conteúdo, podem participar em tempo real comentando e dando feedbacks sobre tudo o que está sendo falado. A interatividade também permite que seu público compartilhe a live, ampliando ainda mais o alcance do evento da sua empresa do Agro.
2. Baixo custo de produção
Eventos presenciais exigem diversos planejamentos: buffet, infraestrutura para receber os convidados e entre outros serviços. As lives, por outro lado, exigem gastos menores, uma vez que necessitam basicamente de uma plataforma e um time para gerenciar o evento online.
3. Flexibilidade de assuntos
Com as transmissões online, você possui uma vasta possibilidade de conteúdos para compartilhar com seu público. À vista disso, vejamos algumas possibilidades de conteúdos para lives no Agro:
- Temas informativos e didáticos: trazer assuntos de qualidade e do interesse de seus clientes é a peça-chave para lives com bons resultados. Nesse viés, se sua empresa trabalha com, por exemplo, fertilizantes, uma boa ideia é trazer lives educacionais sobre a importância da nutrição do solo;
- Expor seus produtos e serviços de maneira dinâmica: essa é uma excelente forma de aproximar os seus clientes e aumentar o seu engajamento e autoridade no setor, afinal, sempre que seus telespectadores precisarem do tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece, vão pensar primeiro em você;
- Comemorar datas importantes para o seu negócio: o seu público faz parte da história do crescimento da sua empresa. Dessa forma, nada melhor que comemorar com eles através de lives informativas e interessantes!
4. Fortalecimento da autoridade sobre os temas discutidos
Trazer conteúdos interessantes que chamem a atenção do seu público é o ponto principal do planejamento das lives. Por isso, é importante organizar informações como:
- Dia e horário que possam gerar maior engajamento na live;
- Pesquisar temas de interesse do seu público relacionado aos seus produtos e serviços;
- Elaborar um roteiro pensando na duração da sua live;
- Prever possíveis perguntas que possam aparecer ao longo da transmissão ao vivo.
Dessa forma, seu evento digital para o agronegócio aproximará o público da sua empresa e fará com que ela seja lembrada pelos seus clientes como referência no setor.
5. Crescimento nas redes sociais
As transmissões ao vivo no agronegócio são uma ótima forma para expandir as redes sociais da sua empresa. Pensando em todos os aspectos mencionados e realizando um bom planejamento da sua live, você irá gerar maior engajamento nas suas plataformas digitais, resultando em maior quantidade de views, aumento no número de seguidores e, consequentemente, crescimento nas possibilidades de venda para a sua empresa Agro.
Como criar uma live ou evento online profissional para o agronegócio?
A Finco é uma agência especializada no agronegócio com experiência na execução de lives e eventos online para o setor.