Ser encontrado pelo seu cliente na internet tem sido uma quase exigência mediante as condições impostas pela pandemia. Estar presente online, seja por meio de um site, mídia social ou “Google meu Negócio” é fundamental para facilitar o encontro com seu cliente e o estreitamento de relacionamento com ele.
Engana-se quem pensa que para ser encontrado pelo seu cliente na internet é preciso investir caro. Quando falamos em encontrar, nos referimos à busca. E quando queremos buscar alguma coisa na internet, o que fazemos? Perguntamos ao Google. Dessa forma, para ser encontrado pelo seu cliente e por qualquer pessoa que pesquise algo relacionado ao seu negócio no mundo digital, é preciso estar presente no meio digital, seja com um website, uma página nas mídias sociais como Facebook, Linkedin e até o cadastro no Google Meu Negócio, uma ferramenta online e gratuita do próprio Google que possibilita que empresas e organizações gerenciem a presença on-line no Google, inclusive na Pesquisa e no Maps.
Mas afinal: Como ser encontrado pelo meu cliente?
Você sabe que para ser encontrado pelo seu cliente na internet é necessário estar na internet, certo? E sabe que isso é possível mediante várias possibilidades, como site, redes sociais entre outras. Agora vamos falar sobre a importância de cada um desses itens e explicar o porquê você precisa estar presente em todos eles.
Para que ter um site?
A principal forma de ser encontrado pelo seu cliente na internet é ter um site, um endereço online onde ele possa digitar e te encontrar. Seu site é como se fosse uma vitrine virtual. Ele pode ser institucional ou até um e-commerce, possibilitando vendas pela internet de forma direta. No entanto, para ser encontrado não basta ter um site e passar o endereço para o seu cliente. Mas justamente, poder aparecer como resultado de busca para um lead em potencial que esteja pesquisando no Google algo relacionado ao seu negócio. Vamos ao exemplo:
Sou uma empresa de sementes de tomate. João é produtor de tomate.
João pesquisa no Google: Como comprar sementes de tomate pela internet?
Não seria incrível se ao realizar essa pesquisa o meu site aparecesse como resultado para a busca do João?
Esta técnica é chamada de SEO, que na prática, significa basicamente preparar o seu site no que se refere à estrutura, programação, conteúdo e backlinks seguindo as diretrizes do próprio Google, focando 100% no usuário. Em outras palavras, você pode ter um site e passar o seu endereço na web para qualquer pessoa. Mas você só vai encontrar o seu potencial cliente online se o seu site estiver de acordo com todas as diretrizes.
Redes Sociais: Com elas auxiliam o seu negócio?
Outra forma de ser encontrado pelo seu cliente na internet é estar presente onde eles estão: nas redes sociais. Facebook, Instagram e Linkedin são as principais e cada uma delas tem sua especificidade. No entanto, ambas possuem o mesmo objetivo: conectar a marca com seu público.
Ao criar uma funpage para sua marca, você abre as portas para que seu público interaja com você e veja suas publicações, atingindo ainda mais pessoas em uma divulgação de custo baixo.
São inúmeras as vantagens de estar presente em redes sociais. Dentre elas estão: tráfego para o seu site, mais oportunidades de impacto, construção de autoridade, divulgação, mensuração, engajamento e satisfação dos clientes, prospecção de novos clientes, força em estratégias de SEO, fidelização de clientes, conhecimento sobre seu público-alvo e redução dos custos de marketing.
Em outras palavras, as redes sociais ajudam o seu negócio a crescer, pois por meio de campanhas patrocinadas, é possível segmentar o público que você quer atingir e fazer o seu anúncio aparecer diretamente para ele.
Por isso, não é eficaz deixar a sua mídia nas mãos de qualquer pessoa. Um erro de segmentação e o que era para ser eficaz com baixo custo, pode virar do avesso.
Essas foram só algumas dicas de como fazer seu público te encontrar na internet. Quando falamos no mercado agro, no qual somos especialistas, os problemas são os mesmos, mas o cenário muda um pouco. Por isso, criamos um conteúdo exclusivo para te ajudar a descobrir como o Marketing Rural pode impactar no seu negócio. Clique e bom aprendizado.