SEO é sigla que abrevia Search Engine Optimization, ou “motor de otimização de busca”. Como é de se supor, trata-se de diretrizes e práticas recomendadas para alavancar o seu site perante os mecanismos de busca, como o Google. Quando falamos de SEO para o Agro, a ideia é a mesma e o ponto de partida não muda: experiência do usuário.
Se você tem um site e quer que ele se sobressaia perante os concorrentes, há uma regra que não tem como fugir: focar no usuário. Sabemos que estar presente na internet é fundamental para ampliar os negócios, ainda mais no pós-pandemia, com a restrição de contato e aberturas de comércios. Nesse ponto, ter um site que responda às dúvidas de cada usuário, com informações pertinentes que ataquem exatamente na dor da sua persona é justamente o passo inicial para começar grandes negócios.
O tema foi abordado na série de lives Agrodestaque, que teve como entrevistado da semana o Diretor Caio Frison, da Frison Digital. “A primeira coisa que as pessoas fazem quando precisam de uma informação, é buscar no Google. É por isso que qualquer negócio que queira ser encontrado hoje precisa ter um site. Inclusive, hoje os dois maiores buscadores de informações da internet são: Google e Youtube. (…) Ou seja, é fundamental você ter um site, poder passar as informações dos seus produtos, poder ter um contato com o seu cliente” diz o publicitário, com ênfase em marketing.
Mas afinal, o que SEO significa na prática?
É muito simples. Imagine que a pandemia praticamente te obrigou a criar um site para continuar seu negócio online. Ao ter um site, você tem um domínio, que é basicamente “seusite.com.br “. Pois bem, se você passa seu endereço virtual para alguém, essa pessoa vai digitar no navegador e te encontrar. Mas os grandes negócios não são fechados assim. É preciso que você seja encontrado sem a pessoa te conhecer. Veja o exemplo:
Sou produtor e preciso adquirir um fertilizante para controlar o bicudo de algodoeiro na minha lavoura. Você, enquanto empresa, produz um fertilizante indicado justamente para esta questão. Logo, não nos conhecemos, mas o que você vende, me ajudaria muito. O que eu faço? Vou digitar no Google o que preciso fazer para conter essa praga. Ao realizar esta pesquisa, o mecanismo de busca vai me entregar como resultado alguns anúncios pagos e outros sites de empresas do ramo ou setores que tratam do mesmo assunto. Provavelmente, algum concorrente seu.
Eis que vem a questão: Por que o meu site não apareceu?
A resposta é simples e não tem como fugir: O seu site foi feito para responder às necessidades do usuário? Ele segue as diretrizes e práticas recomendadas pelo mecanismo de busca?
Sinto lhe dizer, mas a resposta para essas questões é provavelmente um belo e estrondoso NÃO.
Isso porque, para um site começar a ranquear e aparecer nas primeiras páginas do Google, é preciso seguir uma série de recomendações que atendam justamente às necessidades de seus possíveis clientes. Ele precisa estar fácil de navegar, intuitivo, veloz entre centenas de outros fatores que tornam a navegabilidade do usuário muito mais fácil e prazerosa. E o principal: Seu site PRE-CI-SA ser útil para esse usuário. Não adiante encher um site de informações e palavras-chave relacionadas ao mercado, se o conteúdo não é de qualidade e não ajuda o visitante a resolver uma questão.
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Há muitas empresas que buscam ao máximo entender às questões ligadas ao Google e os fatores eu fazem com que um determinado site prevaleça em relação ao outro no momento da entrega. Pois vou te dizer: O algoritmo do Google é tão preciso que ele vai identificar suas práticas ruins e ainda penalizar o seu site por isso. Ou seja, vai “rebaixar” ou deixar de indexá-lo. Isso porque o próprio algoritmo aprende com o passar dos dias. Ele se auto atualiza, e vai aprendendo com as práticas dos usuários.
Dessa forma, é fundamental criar um site voltado para o usuário, com informações que o auxiliem no dia a dia para que ele possa começar a te ver como referência naquele assunto e decida comprar o seu produto em relação ao seu concorrente.
Dá só uma olhada em como foi a live com o Caio e fique por dentro do universo de Criação, Desenvolvimento e Programação de sites:
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