O LinkedIn é uma grande mídia social corporativa, que auxilia empresas e colaboradores a se comunicarem. Mas como isso impacta na comunicação com seus clientes? O que mudou na Pandemia? E o mais importante para nós: como utilizar o LinkedIn no agronegócio? Para responder a essas questões, convidamos um profissional “direto da fonte”, o Executivo de Clientes Globais do LinkedIn. Dá só uma olhada nesse live especial da série Agrodestaque:
Bruno Goulart concedeu-nos uma entrevista muito rica, pouco antes da live. Justamente por isso, não queremos que você perca nenhuma informação. Afinal, cada detalhe é importante no momento de construção de uma campanha rentável e que de fato converse com o público-alvo.
Linkedin: Como comunicar para o agro
Vale contextualizar que o Linkedin no agronegócio se mostra como potência para a comunicação no agronegócio, uma vez que é possível segmentar o público não apenas por mercado e empresas, mas por funções de colaboradores. Na prática, isso significa que se o meu produto é um fertilizante e eu quero focar meu anúncio para tomadores de decisão de grandes empresas, como compradores – por exemplo, eu consigo. Quero que meu produto atinja o público-final, que são técnicos-agrícolas. Eu consigo. Então, essa precisão de segmentação dentro da mídia se torna essencialmente eficaz, uma vez que eu não consigo atingir o mesmo público de forma tão segmentada nas demais mídias.
É preciso salientar que precisão tem custo e, para alcança-lo, você paga por ele. A constante otimização de resultados e correta análise de dados e ROI (retorno sobre o investimento) precisam ser acompanhados de perto, já que a moeda financeira da mídia e o dólar. Ou seja, na hora de pagar o investimento, é feita a conversão para reais. Dessa forma, o valor final acaba sofrendo uma multiplicação feroz que, se não houver análise, deixa de fazer sentido para o anunciante.
É por essas e outras que trabalhar com uma equipe especializada faz a diferença. O retorno sobre cada mídia, especialmente o Linkedin, mostra não apenas se a campanha está sendo assertiva, mas fundamentalmente se ela está sendo rentável.
Dá só uma olhada no que o Bruno Goulart trouxe pra gente:
Entrevista Completa: Bruno Goulart – LinkedIN
- (Finco) Qual o diferencial do Linkedin em relação às outras mídias?
Bruno explicou que pode citar dois principais pontos quanto a isso:
R: Primeiro Ponto: Ambiente mais seguro para se ter discussões de alto nível. Pelo fato de estarmos em um ambiente corporativo, ou seja, cada pessoa que está no LinkedIn de alguma forma está representando uma empresa, a gente cria um ambiente muito mais seguro e livre de discurso de ódio. (…) De uma forma geral, você não vê o discurso de ódio que vemos em outras mídias, como no Facebook.
R: Segundo Ponto: É uma rede social profissional!
O mais importante é que sempre que você entra no LinkedIn, você entra com o mindset de trabalho (mentalidade de trabalho). Então é muito mais fácil pra você criar conexões de trabalho, ou seja, falar com seus clientes, o RH falar com talentos ou o talento falar com o RH da empresa enfim, você cria um ambiente onde você está com o mindset muito mais ligado à questão profissional. Então esse tipo de conteúdo flui muito melhor no LinkedIn. E esse é o objetivo. Que você mantenha a sua rede social do LinkedIn como a sua rede corporativa, profissional, pra falar de trabalho etc. Então esse é o grande diferencial. A gente costuma falar que a gente faz um trabalho muito bom em ficar longe das manchetes de jornal, falando sobre todos os problemas que as outras mídias sociais têm. Nós conseguimos ter um ambiente super seguro para discussões produtivas.
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- (Finco) O que mudou no Linkedin com a pandemia da COVID-19?
R: Absolutamente nada! O linkedin é a empresa que mais vive a sua cultura entre todas as empresas que já trabalhei na minha carreira. Então, de fato, a cultura e os valores da empresa é vivido dia a dia. Quando precisamos tomar uma decisão, pensamos: “ela de fato está levando o usuário em primeiro lugar?”. “Será que isso que estamos fazendo é um risco inteligente?” Então é impressionante como a gente sempre vê as pessoas citando os pilares de cultura e valores no dia a dia. Eu falo tudo isso porquê quando você enfrente um problema do tamanho de uma pandemia, aí que a empresa vai mostrar de fato se ela tem uma cultura forte ou não. E foi incrível!
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- (Finco) Novas Funcionalidades da Mídia
Pensando no Usuário: Em resumo, Bruno apontou 4: - Dois cliques na tela = like no post
- Stories = exclusivo para o Brasil
- Eventos = Criação, gestão de eventos como no Facebook
- Live = Eventos online
R: Empresa de tecnologia tem funcionalidade nova o tempo todo. Pensando no usuário final, podemos dizer que temos desde a “bobeirinha” de dois toques no post já dá o like, como a experiência o Instagram, até o stories. Um dado interessante para o stories, é que só feito para o Brasil até agora. O Brasil é hoje o quarto mercado do mundo para o LinkedIn em termos de usuário. E como nós temos um nível de engajamento alto aqui no Brasil, lançamos o stories primeiro no Brasil para ver como funciona e, mais pra frente, haverá o lançamento global se ela tiver uma adoção legal aqui. Também criamos o uma parte de eventos no LinkedIn, então você pode criar todo o processo de convidar, publicar e toda a gestão do evento via LinkedIn. A criação de lives diretas para o LinkedIn também é a novidade do momento.
Pensando na Empresa: Lançamento de Plataforma de insights, para recrutadores e para vendas.
Plataforma de insights para Recrutadores: Já disponível. Você usa essa ferramenta para entender as tendências do mercado. Você não está só ali, recrutando. Você também consegue entender, por exemplo, no universo de talentos de desenvolvedores de softwares, na região sul do país, como esses talentos se movimentam geograficamente, como se movimentam de uma indústria para outra, se eles mudam de emprego rápido ou devagar, enfim. Você consegue pegar tendências por aquilo que acontece na rede.
Plataforma de insights para Vendas: Lançamento previsto até julho de 2021. Mesma plataforma de insights mas voltada para vendas. Então
- (Finco) E agora, vamos para a pergunta que não quer calar: Por que uma Empresa do Agro deve utilizar o Linkedin?
R: Uma empresa do agro precisa estar no LinkedIn porque o LinkedIn é uma mídia social profissional. Porque sempre que você entra no LinkedIn, você entra com objetivo profissional, seja para fazer negócio, procurar emprego, fazer publicações sobre liderança etc. Ou seja, você não está ali pra falar de futebol ou sobre o que rolou no final de semana. (…) Dessa forma, é muito mais fácil fazer negócio no LinkedIn do que em qualquer outra plataforma. (…) Fora que provavelmente você, assim como qualquer outra pessoa do mundo, tem muito mais informações no Linkedin do que em qualquer outra rede social. Dessa forma, eu sei onde você estudou, eu sei o local que você trabalhou, por quanto tempo você trabalhou, que nível hierárquico você teve em cada empresa, que setor que você atua… Então eu consigo fazer o mapeamento dentro da rede, que nenhuma outra rede social consegue. Para as empresas de agro procurarem canais específicos pra engajar com os clientes dela, ela consegue fazer de maneira muito eficiente no LinkedIn fazendo uso deste filtro. Por exemplo: Eu quero falar com o cara que é engenheiro agrônomo de uma empresa de mais de 2.000 funcionários, no segmento de produção animal. Eu consigo mostrar pra ele quem são esses usuários com uma precisão que nenhuma outra rede social tem.
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